Videtur 12 -
 Nota Editorial

 

A maior parte desta edição de Videtur é dedicada a conferências. Graças ao empenho de nossas amigas madrilenhas, Carmen e Teresa Barril - da Asociación de Amigos de Julián Marías - temos o privilégio de apresentar o texto de duas das mais notáveis conferências de Marías (destaque-se a genial observação sobre pessoa e linguagem na língua castelhana, que lembra o fenômeno do português e do catalão - o artigo antes do nome próprio: "falei com o João"), articulando os temas: criação e o método para o problema de Deus. "A experiência com a cegueira" é uma inquietante reflexão de Josef Pieper. "A História e a Geografia dos PCNs", do conhecido autor Elian Lucci e "Perspectivas para uma educação cristã, hoje" são dirigidas a professores brasileiros. Como é de praxe em nossas edições, mantivemos o tom coloquial das conferências.

 

O conto também integra este número com as produções de nossos colaboradores Sergio de Agostino, Gabriele Greggersen e do jovem jornalista Alexandre Calais.

 

Renato Scmidt e Lacaz-Ruiz discutem o uso dos provérbios para o ensino do inglês e Gabriel Perissé re-encontra o referencial de López Quintás em nosso Gonçalves Dias. Na série "visões de diferentes profissionais", a entrevista deste número é com os garçons do restaurante dos professores da USP.

 

L. J. Lauand - Coord. Edit.