Home | Novidades  | Revistas  Nossos LivrosLinks Amigos

Nota Editorial – ReGEQ 8

 

Jean Lauand
José Luís Paiva
Wilson Miguel Salvagnini

 

Neste seu Número 8, concluindo seu quarto ano de existência, a ReGEQ abre um espaço especial para a reflexão filosófica e histórica.

É com muita honra que inauguramos nossas entrevistas dialogando com o filósofo Mario Bruno Sproviero, professor titular da FFLCH-USP, que alia sua sólida formação filosófica às origens de sua graduação em Engenharia, brindando-nos com uma provocante reflexão sobre Entropia e Sociedade.

Também na linha da interdisciplinaridade e do pensar a ciência em suas implicações humanísticas, Josef Pieper, um dos mais destacados filósofos alemães do século XX, apresenta-nos o sugestivo Prefácio ao Tratado sobre o Vácuo de Blaise Pascal, texto clássico e obrigatório para a história do pensamento ocidental, que também oferecemos a nossos leitores em tradução portuguesa.

Se a missão da universidade inclui a promoção da integração humanística dos saberes, mesmo os aparentemente mais refratários, e se universidade procede - literal e realmente - de universitas - seu conceito fundacional que traduz o ideal grego do hen panta, o um que convoca o todo - esses textos pretendem ajudar aos universitários - professores e alunos - a transcenderem o âmbito meramente técnico e, a partir dele, refletirem sobre o significado e o alcance dessa mesma técnica, tarefa hoje não apenas necessária, mas urgente.

O Dr. Manfred Fehr discute os temas de atualidade: Reengenharia, Reeducação e Qualidade Total.

O Dr. João Cardoso completa seu ciclo de artigos "As Operações do Cálculo Diferencial e Integral", que fornecem valiosos subsídios para a sala de aula de Engenharia Química.

A equipe do Dr. Biaggio Giannetti apresenta um interessante artigo sobre o papel do cromo em nosso quotidiano.

Na edição anterior registrávamos o auspicioso fato de que nossa revista - desde sua fundação totalmente disponível na Internet - começava a receber importantes links no Brasil e no exterior.

Tal tendência tem se intensificado e queremos registrar nosso agradecimento às diversas universidades, bibliotecas, docentes e instituições que têm nos honrado com essas indicações. Assim, valemo-nos do espaço deste editorial para retribuir essas distinções, indicando, de nossa parte, esses sites amigos.

Sites com link para a ReGEQ:

AEQ  -  Escola Politécnica da USP

Anglo P. Prudente

CEFET - Florianópolis

Ciplak - Indústrias Químicas

Colégio Prudentino

E-Quim - Brasil

Engenhando

Escola de Engenharia Mauá (Enga. Química)

Faculdade de Educação da USP

Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Prof. Msc. Marco Antonio Carvalho Pereira)

FZEA-USP (Prof. Rogério L-Ruiz)

Hessischen Verbundkatalog (digitar: regeq)

Hessisches BibliotheksInformationsSystem

Humor na Ciência

LABIEQ - Escola Politécnica da USP

Nossa editora no Jornal da USP

Prof. Eziquiel Menta

Prof. Marcos Antonio Luiz

Prof. Pierre Gonçalves

Prof. Raia (Fac. Eng. Mackenzie)

Química Atualizada (Prof. César Greca)

Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo

Staatsbibliothek zu Berlin - Zeitschriftendatenbank (Banco de dados de revistas da rede de Bibls. Alemãs)

Stadtbibliothek Chemnitz

Rede de uma dúzia de bibliotecas em toda a Alemanha: "Hans Beimler" / Yorckgebiet / "Vita-Center" /"Georg Weerth" / "KiS" / Einsiedel / Reichenhain / Klaffenbach / Wittgensdorf / Röhrsdorf / Grüna etc.

Universidade de Caxias do Sul - Depto. de Engenharia Química

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Depto. de Enga. Química

Universitätsbibliothek Regensburg

Julho de 2001